quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Guarda Prisional Anuncia Periodos de Greve na Prisão da Carregueira



O Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SICGP) anunciou que vai avançar até dezembro com dois períodos de greve no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra. 

O presidente do SICGP, Júlio Rebelo, disse à agência Lusa que os guardas prisionais foram confrontados com «alterações aos tempos de trabalho» que passam por «obrigar» o efetivo a fazer horários mais prolongados, chegando, nalguns casos, a trabalhar 18 horas seguidas. 

«No total, um guarda prisional recebe 170 horas mensais, mas um elemento do corpo de guardas chega a trabalhar 240 horas por mês. Já não recebemos essas horas e agora querem aumentar o horário de trabalho, o que poderá fazer com que um guarda trabalhe 18 horas seguidas», disse o sindicalista à Lusa. 

Júlio Rebelo adiantou que os guardas prisionais do estabelecimento, onde se encontra o ex-autarca de Oeiras, Isaltino Morais, e os detidos do processo Casa Pia, vai avançar com dois períodos de greve de vinte dias cada entre 10 de outubro e 31 de dezembro. 

O sindicato referiu ainda que há outro conjunto de situações contestadas pelos guardas, como «a falta de condições de segurança no trabalho, a falta de uma messe ou o facto de estarem impedidos de contactar via telemóvel com o exterior quando se encontram ao serviço na zona prisional». 

Júlio Rebelo contestou ainda o facto de «os guardas não terem uma zona para estacionar as suas viaturas», adiantando que vários veículos já foram alvo de furtos por se encontrarem no exterior do estabelecimento prisional.

Sem comentários :

Enviar um comentário