quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tenente General Arrasa Ministro da Defesa

Ex..º Sr. General Chefe do Gabinete de S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, Caro camarada:
Apresento a V. Ex.ª os meus cumprimentos.
Tomo a liberdade de me dirigir a V. Ex.ª para lhe solicitar que transmita a S. Ex.ª o Sr. Ministro a minha indignação relativamente à forma pouco respeitosa e mesmo insultuosa como se referiu às Forças Armadas, aos militares e às suas Associações representativas, no passado dia 1 de Fevereiro.
De todos os governantes, o Ministro da tutela era o último que deveria proferir palavras dessa estirpe.
Sou Tenente-General Piloto-Aviador na situação de Reforma, cumpri 41 anos de serviço efectivo e possuo três medalhas de Serviços Distintos (uma delas com palma), duas medalhas de Mérito Militar (1.ª e 2.ª classe) e a medalha de ouro de Comportamento Exemplar.
Servi o meu País o melhor que pude e soube, com lealdade e com vocação, sentimentos que S. Ex.ª não hesita em por levianamente em causa.
Presentemente, faço parte com muito orgulho, do Conselho Deontológico da Associação de Oficiais das Forças Armadas.
Diz o Sr. Ministro que “a solução está em todos nós. Em cada um de nós”. Não é verdade!
A solução está única e exclusivamente na substituição da classe política incompetente que nos tem governado (?) nos últimos 25 anos, e que nos tem levado, de vitória em vitória, até à derrota final!
Os comuns cidadãos deste País, nomeadamente os militares, não têm qualquer responsabilidade neste descalabro.
Como disse o Sr. Coronel Vasco Lourenço no seu livro, “os militares de Abril fizeram uma coisa muito bonita, mas os políticos encarregaram-se de a estragar…
Diz também S. Ex.ª que as Forças Armadas estão a ser repensadas e reorganizadas. Ora, se existe algo que num País não pode ser repensado nem modificado quando dá jeito ou à mercê de conjunturas desfavoráveis, são as Forças Armadas, porque serão elas, as mesmas que a classe política vem sistematicamente vilipendiando e ultrajando, a única e última Instituição que defenderá o Estado da desintegração.
Fala o Sr. Ministro de algum descontentamento protagonizado por parte de alguns movimentos associativos.
Se S. Ex.ª está convencido que o descontentamento de que fala se limita a “alguns movimentos associativos”, está a cometer um erro de análise muito sério e perigoso, e demonstra o desconhecimento completo do sentir dos homens e mulheres de que é o responsável político.
Este descontentamento, que é geral, não tenha dúvida, tem vindo a ser gerado pela incompetência, sobranceria, despudor e, até, ilegalidade com que sucessivos governos têm vindo a tratar as Forças Armadas.
É a reacção mais que natural de décadas de desconsiderações e de desprezo por quem, é importante relembrar isto, vos deu de mão beijada a possibilidade de governar este País democraticamente!
As Forças Armadas não querem fazer política! Não queiram os políticos, principalmente os mais responsáveis, “ensinar” aos militares o que é vocação, lealdade, verticalidade e sentido do dever.
 Mesmo que queiram, não podem fazê-lo, porque não possuem, nem a estatura nem o exemplo necessários para tal.
Quem tem vindo a tentar sistematicamente destruir a vocação e os pilares das Forças Armadas, como o Regulamento de Disciplina Militar, destroçado e adulterado pelo governo anterior?
Quem elaborou as leis do Associativismo Militar, para depois não hesitar em ir contra o que lá se estabelece?
Quem tem vindo a fazer o “impossível” para transformar os militares em meros funcionários do Estado?
Apesar disso, tem alguma missão, qualquer que ela seja, ficado por cumprir?
Fala S. Ex.ª de falta de vocação baseado em que factos?
Não aceita S. Ex.ª o “delito de opinião”?
Não são seguramente os militares que estão no sítio errado!
Por tudo o que atrás deixei escrito, sinto-me profundamente ofendido pelas palavras do Sr. Ministro.
Com respeitosos cumprimentos de camaradagem
EDUARDO EUGÉNIO SILVESTRE DOS SANTOS Tenente-General Piloto-Aviador
P.S. – Informo V. Ex.ª que tenho a intenção de tornar público este texto.

39 comentários :

  1. Ó Sr. Major General: palavras ocas, orelhas moucas! Para já ninguém sabe do que fala. Aliás nem interessa, porque essas guerrinhas de pundonor, lembram as "guerras do alecrim", ou ainda melhor, as "guerras" do Raul Solnado. Mas se fala de dinheiro e dos 25 anos de desgoverno, não tenho nenhuma ideia de ter ouvido a sua voz em tempo algum. Admito que seja falha minha, porque um ilustre major general há-de, em todo este tempo, ter dito alguma coisa que valha a pena! Digo eu!...
    Mas também lhe digo outra coisa, caro major, se os Sr.s fizeram o 25 de Abril, para nos fazerem o favor de sermos governados "democraticamente", mais valia que tivessem batido numa parede e partido alguma coisa de jeito que justificasse, pelo menos, 3 meses no hospital!
    No entanto uma "coisinha" vocês conseguiram: passaram este tempinho todo (39 anos), de "serviço esforçado" à pátria! A gente sabe, foram muitas guerras que se fizeram de então para cá, não é? Cada uma pior que a outra!...
    Sabe, em português, vocês têm um óptimo adjectivo para vos qualificar, que me abstenho de pronunciar na medida em que o Sr., como é uma pessoa inteligente, já sabe qual é!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escondes-te no anonimato.. Dá para ver a diferença entre quem dá a cara ao manifesto e quem não dá. Não me admirava se por mero acaso "fugiste" ao serviço militar obrigatório.
      Abstém-te de comentários pouco construtivos, só demonstras frustração.
      R. Caldas

      Eliminar
    2. Sabes uma coisa? Tu és exactamente igual aos políticos! UM IGNORANTE!
      De certeza que nunca foste militar, que não sabes o que é amar a Bandeira Nacional, não sabes o que é defender os altos interesses do estado nas mais diversas missões! Pois meu caro, eu sei...respeito a Bandeira Nacional como respeito a minha mãe, sou capaz de defender a Pátria como defenderia a minha mãe! Não sabes o que é nada disto e por isso estou plenamente á vontade para te dizer que não passas de um IGNORANTE!
      De certeza que não fizeste o Juramento de Bandeira que termina assim: "... MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA."


      Ex. Sr. Tenente-General Eduardo dos Santos, meu General, orgulho-me de ter um superior hierárquico com o seu nível e decência! Com muita admiração pela sua pessoa,uma grande bem haja por zelar pelos interesses dos cerca de 38 mil militares alistados nestas fileiras das Forças Armadas Portuguesas!

      Eliminar
    3. mostra a tua cara e depois fala. Nao sejas cobardolas. Naturalmente nem sabes o que é ser militar , fazer guerra a sério, deves passar a desgraça da tua vida a jogar P.S. Miseravel.

      Eliminar
    4. "Anónimo16 de Outubro de 2013 às 22:28

      Ó Sr. Major General: palavras ocas, orelhas moucas! Para já ninguém sabe do que fala. Aliás nem interessa, porque essas guerrinhas de pundonor, lembram as "guerras do alecrim", ou ainda melhor, as "guerras" do Raul Solnado. Mas se fala de dinheiro e dos 25 anos de desgoverno, não tenho nenhuma ideia de ter ouvido a sua voz em tempo algum. Admito que seja falha minha, porque um ilustre major general há-de, em todo este tempo, ter dito alguma coisa que valha a pena! Digo eu!...
      Mas também lhe digo outra coisa, caro major, se os Sr.s fizeram o 25 de Abril, para nos fazerem o favor de sermos governados "democraticamente", mais valia que tivessem batido numa parede e partido alguma coisa de jeito que justificasse, pelo menos, 3 meses no hospital!
      No entanto uma "coisinha" vocês conseguiram: passaram este tempinho todo (39 anos), de "serviço esforçado" à pátria! A gente sabe, foram muitas guerras que se fizeram de então para cá, não é? Cada uma pior que a outra!...
      Sabe, em português, vocês têm um óptimo adjectivo para vos qualificar, que me abstenho de pronunciar na medida em que o Sr., como é uma pessoa inteligente, já sabe qual é!..."

      olha-me este badameco... há uma duzia de anos atrás os militares nem deviam existir na tua cabeça de orelhas compridas... agora que fizeste como o governo, vives-te no luxo até há doze anos atrás a ganhar balurdios e agora não deves ter rendimentos... e afinal ja existe militares e são todos chulos... o teu pensar é o de uma grande parte dos portugueses... e mais te garanto... so houver uma guerra... eu como militar vou tentar não me lembrar de ti... senão defendo-te masé o caralho... mas vocemesses povozinho que vive como o governo, só vêm a vossa barriga.... quando está cheia, nada interessa... quando está vazia... os outros que não a têm tão vazia são uns chulos.... coitadinhos dos badamecos que pensam como tu!

      Eliminar
    5. Militar? Voce é mas é um grande palhaço...ganhe vergonha na cara...se é militar apresente-se.


      Eliminar
    6. Ve-se mesmo que é um badameco que veio para aqui falar que nem sequer foi á tropa. Palhação

      MARIA PINTO

      Eliminar
    7. Certamente mais um político a fazer a sua propaganda e a defender o seu quintal. Também é dos que pensam que os médicos só deveriam existir quando doente e os professores só para o ensinar a si...depois são todos uma cambada de inúteis, não é!? Pois que fique com a noção que nem todos os portugueses o deveriam ser (o seu caso), e é pena que não tenha chegado à frente para fazer uma "revolução" melhor. Porque não faz agora? Os tomates que faltaram, faltam-lhe agora também. Mas nada se esperaria de um um sujeito de carácter político, egoísta, e ignorante. Eu não tenho só um adjectivo para o qualificar: tenho muitos. Mas descer ao nível de um idiota, é idiota, porque assim o senhor ganhar-me-à por experiência e a jogar em casa.

      Eliminar
    8. Realmente esse individuo anónimo, que usa a ofensa, utilizando uma linguagem demonstrativa da sua personalidade perde toda a razão mesmo que a tenha de alguma forma. Eu sou Infante.
      São factos comprovados que o numero de oficiais nas nossas forças armadas são um exagero face ao numero de sargentos e soldados. As regalias e ordenados são injustificáveis face a um país da nossa dimensão. Na minha opinião os militares no topo da hierarquia tem defendido os seus interesses pessoais, pois se assim fosse, não permitiam que os governantes destruíssem a nossa Pátria. Bem sei que os militares não devem governar, mas juramos "defender a Pátria com o sacrifico da nossa vida". Se assim é porque não fazem nada? Não é a nossa pátria que ao longo destes anos tem vindo a ser destruída por gente corrupta, desonesta e imoral, pois bem, porque não a defendem!? As nossas forças armadas apenas servem para defender povos fora de Portugal, cooperar no âmbito das resoluções da ONU e dar formações a forças militares estrangeiras? Termino dizendo e talvez me repetindo, o que fazem por Portugal dentro de Portugal?
      Sou a favor das Forças Armadas, mas não a favor destas forças Armadas!
      Sou Infante com orgulho e até morrer!

      Nuno Coimbra

      Eliminar
    9. Ó Sr. infante, afinal o amigo veio para aqui dizer umas "barbaridades" muito maiores que as minhas, e ninguém o atacou!!! Está a ver a sorte que tem! Como é "infante", já tem outro estatuto, já pode dizer o que lhe vem à cabeça, e, está tudo bem!...
      O amigo sabe porventura o que é uma casta??? Pois é exactamente o que esta tropa fandanga é, julgam-se uma cast(r)a!...
      Já agora, sabe porque é que eles nunca defenderam a Pátria dos abusos da "gente corrupta e desonesta..."? Exactmente porque são muito piores do que eles!!! Pense nisso...

      Eliminar
    10. Esse anonimo tem o intestino grosso ligado ao cerebro, nao me admira nada que seja um politico cobardolas, por isso não mostra a cara que tem forma de esgoto

      Eliminar
    11. Ó Laurindinho, isso que vês reflectido ao espelho, não sou eu, és tu minha besta!...

      Eliminar
    12. Este anónimo, deve ser o próprio Ministro da Defesa a responder, já pensaram nisso?

      Eliminar
    13. Cambada de chulos!!
      Gostaria de saber o que fizeram ou tem feito pela Nação estas ultimas décadas?
      Além de desfalcarem os cofres do Estado com ordenados chorudos e regalias que não existem em nenhum outro país desenvolvido do mundo.
      Sim há Ambiguidade!
      H. Augusto

      Eliminar
    14. Apesar de estar tabelado os valores das renumerações ilíquidas aqui vai um exemplo:
      - Controlador aéreo FAP = € 1.658,10
      - Controlador aéreo Civil NAV E.P.(EMpresa do Estado) = € 12.500,00
      Nem vou fazer as comparações entre Pilotos FAP vs. Pilotos Linha aérea, nem quero entrar em análises dos salários dos Gestores públicos, Governantes, Presidentes de Câmara, desfalque financeiro das PPP´s, capitalização da banca com fundos públicos entre outros. Não irei entrar em análises políticas pois jurei defender algo que é superior a tudo isto, A pátria e o interesse nacional na sua plenitude. Mas pergunto-me quem são os chulos aqui?

      Fonte:
      1. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/nav-paga-salarios-de-12-500-euros-por-mes

      Eliminar
  2. NOVO ABRIL

    Voltem capitães de Abril
    Portugal é um covil
    De trapaceiros e ladrões
    Voltem outra vez á cena
    Cantem Grândola Vila Morena
    E ponham os gatunos nas prisões

    Corram com os políticos da treta
    Que fazem do povo uma teta
    Ondem sempre vêm mamar
    Façam cumprir a constituição
    Que cada um ganhe seu pão
    E que ninguem o possa roubar

    Cortem subvenções vitalícias
    Deem poder aos polícias
    Para a lei fazer cumprir
    Venha de lá a cavalaria
    Como de Santarém veio um dia
    Para as portas da liberdade abrir

    Voltem soldados a sério
    Fechem cada ministério
    Ministros há-os aos molhos
    Venham de novo no mês de abril
    Nessa festa primaveril
    Que alegrou nossos olhos

    Sem armas mas de força na voz
    Juntem-se ao povo que somos nós
    Que não temos mais para dar
    Venham capitães de Abril de novo
    Pôr-se ao lado do português povo
    Para dos gatunos nos salvar

    16/10/2013
    Onil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns general pela sua coragem, O povo não aguenta mais esse desgoverno de tiranos saqueando a nação. Arruaceiros depredando tudo, juízes ladrões defendendo outros mau feitores pelo simples interesse de poder e dinheiro. Estão comprando os brasileirinhos com sestas básicas em troca de votos. em vez de ensinar a pescar o seu propio peixe. Volte generais asumoam o poder prendam os tiranos, prendam seu bens e invista em escola e hospitais. Nos devolvam a democracia, a alegria de viver. Pensem no futuro de nossas crianças, socorram o nosso povo que esta sendo violentados por um governo socialista, comunista. Socorro generais tomem o poder da nação.

      Eliminar
  3. Só considero um erro... Fala em 25 anos,mas devia falar em 39...Mas compreendo o respeito pelo ex.mo ex.Presidente, Ramalho Eanes.

    ResponderEliminar
  4. Esse Sr. Anónimo deveria ler umas coisas, aprender umas coisas, formar-se de certas coisas.

    Esse Sr., e os outros quantos que nos tratam como "chulos da nação". Gostava de poder enumerar os bonns actos cívicos que um dia poderá usufruir pela nossa convicção. Mas infelizmente não posso.

    Informe-se. Não necessitamos de maus incentivos como o seu.

    Obrigado
    2SAR/FAP

    ResponderEliminar
  5. Ena pá, mas que grande ebulição! Afinal esta gentinha da tropa, trôpega por força dos anos, ainda não morreu de vez. E têm como lema, ainda que já não possam literalmente com uma gata pelo rabo, aquela velha máxima do "agarrem-me, senão...".
    É exactamente por este tipo de postura que eu, e a maioria dos portugueses, como alguém já admitiu aí para cima, não temos qualquer respeito para convosco.
    O Sr. Major, enquanto o dinheirinho lhe corria para o bolso, sem grandes entraves nem exigências, andou calado que nem um rato. Agora que há um governo que, a mando de alguém e pela força das circunstâncias está a fazer o que o País devia ter feito há mais de 30 anos em relação à tropa, aqui-del-rei que é crime de lesa-pátria! Pois claro.
    Quanto a essas "missões" todas que dizem ter feito, não lhes conheço o mérito nem estou interessado nisso, mas devem ter sido pagos para as fazer. No mínimo justificar o que vos "dão" todos os meses.
    E para responder a mais uns quantos lambe-botas que por aqui vieram adular o velho e palrar de militarismos, dizer que provavelmente quando andaram por Àfrica, por causa do medo, não deve ter sido muito agradável viver ao vosso lado. Por causa do cheiro!...
    Para terminar, só dizer que eu não chamei chulo a ninguém, mas se quiserem enfiar o garruço, façam o favor porque, pensando melhor o termo até se adequa muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu quem pensas que és? Não passas de um frustrado que nunca conseguiu chegar a lado nenhum e de certeza essa frustração deve advir de teres sido recusado de ingressar nas Forças Armadas pois lingrinhas eles não os querem e quando os admitiam saíam de lá Homens e não caducos como tu. Da próxima fica quieto em vez de escreveres baboseiras como as que escreves atacando quem não deves, embora eu acredite que deves de ter o cartãozinho do partido ou da jotinha. Ganha juizo e vê se cresces como homem e como gente pois até isso nem consegues ser. E já agora não eu não sou militar mas respeito o que eles representam.

      Eliminar
    2. Ó Mirra lambe-botas, não passa de um "mirrado" (mijado?!!!)!... Já agora este País não precisa de "representações"! Precisa é de quem trabalhe e de acabar com mordomias indevidas como estas destes militarões de caca!... Por isso em vez de perderes o teu tempo por aqui a defender esta gente,. vai mas é trabalhar e produzir algo de útil se souberes e fores capaz!...

      Eliminar
    3. A todos os burros, que não tem outro nome, que acham que não precisam de militares para nada, quero apenas contar um episódio. O último indivíduo que disse que éramos desnecessários, que me chamou de funcionário público, que não sou, passou umas noites numa valsa, após naufrágio em mar alto, até ser recuperado por militares da FAP, organização a que pertenço. Quem cospe para o ar acaba a levar com a própria cuspidela na cara. Os militares são como as pilhas e a água, só são valorizados quando não há eletricidade nem pinga na torneira. Cambada de limitados.
      R. Caldas

      Eliminar
    4. A todos os burros, que não tem outro nome, que acham que não precisam de militares para nada, quero apenas contar um episódio. O último indivíduo que disse que éramos desnecessários, que me chamou de funcionário público, que não sou, passou umas noites numa valsa, após naufrágio em mar alto, até ser recuperado por militares da FAP, organização a que pertenço. Quem cospe para o ar acaba a levar com a própria cuspidela na cara. Os militares são como as pilhas e a água, só são valorizados quando não há eletricidade nem pinga na torneira. Cambada de limitados.
      R. Caldas

      Eliminar
  6. http://dre.pt/pdf2sdip/2008/07/131000000/3019330215.pdf reforma de 4513.77 não admira que ande revoltado com o pequeno corte que vai levar, aproveite essa reforma Exmo. Sr. Ten. Gen. Pilav e crie uma empresa proporcione postos de trabalho a Portugueses talvez venha a ser esse um grande gesto de nobreza.

    ResponderEliminar
  7. E AGORA QUEM A QUE TEM RAZÃO?

    ResponderEliminar
  8. Senhor Tenente-General,

    Parabéns pela carta que redigiu, pecando apenas por tardia. É bom saber que as Forças Armadas estão descontentes, interrogando-me apenas sobre o porquê do silêncio quase ensurdecedor das mesmas.

    Eu sei que o contexto actual é bastante diferente do de 1974 e as coisas não seriam resolvidas com uma revolução, antes pelo contrário. No entanto, acho que chegou a altura de mostrar aos nossos "governantes" que o Poder ainda nasce num cano de espingarda, fazer-lhes chegar um aviso menos amigável e um piscar de olho com o cenho arreganhado, para os recordar da sua verdadeira missão: governar Portugal para o bem dos Portugueses.

    Obrigado,
    Paulo

    ResponderEliminar
  9. Mas quais portugueses ó "paulinho"? Os que pagam ou os que recebem sem nada fazer? E destes, quem em primeiro lugar: os "tropinhas" barrigudos, está bem de ver!... Ó pá vai-te coçar que o teu problema são pulgas!...

    ResponderEliminar
  10. obstenho-me....grande abraco a todos









    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cambada de chulos!!
      Gostaria de saber o que fazem/fizeram ou tem feito pela Nação estas ultimas décadas? Além de desfalcarem os cofres do Estado com ordenados chorudos e regalias que não existem em nenhum outro país desenvolvido do mundo.
      Sim a Ambiguidade é propositada!
      H. Augusto

      Eliminar
  11. Sr. Tenente-General Piloto-Aviador

    Como todo o devido respeito,gostava que me respondesse a uma questão: Porque é que os Pilotos-Aviadores não falam do subsidio de voo que recebem todos meses quando senhores como você já estão fora das esquadras de voo á muito? E mesmo assim recebem o dito subsidio, agora que lhe vão ao bolso já fala.

    ResponderEliminar
  12. Roupa suja,eu trópa dez mêses cá vinte dois mêses na Guiné Bissau zona de porrada lutando todos os minutos para estar vivo porque a qualquer momento leva um tiro ou pisa uma mina e já era uma vez! ganhar o quem como soldado?mas tenho muito orgulho em ter sido militar.25 de abril tenho muito desgosto que tenham colocado cravos na G3 de onde sai é balas.sem comentários! peço educação ecompreenção a todos aos que não foram militares não votem.acho que todos perceberam a minha curta mensagm.

    ResponderEliminar
  13. Senhor Tenente General Eduardo Silvestre, muito obrigada pela força e coragem de confrontar o Governo, na pessoa do Ministro da Defesa, sobre as afrontas e a falta de respeito e dignidade que têm vindo a ser feitas aos militares. Nenhum outro, militar ou não militar, veio "por o dedo na ferida". Surpreendem-me alguns comentários acima publicados. Uns demonstram ignorância, outros não escondem a mesquinhez, a inveja, a falta de princípios democráticos. Não sou militar Senhor Tenente General Silvestre, mas tenho algum conhecimento da Instituição Militar e até do trabalho que o Senhor General desenvolveu ao longo da sua carreira, bem como de muitos artigos que escreveu e publicou. Tenho pena que outras vozes não se levantem. Vozes mais valiosas do que a minha. Vozes valiosas como a sua. E mais não adianto porque não estamos face a uma linha de comentários construtivos, coerentes e decentes. Mas nunca é tarde para dar voz ao sentimento de cada um. Espero que outros o façam e que o Senhor Tenente General Eduardo Silvestre nunca deixe de o fazer.
    Saudações Aeronáuticas.
    Emília Conceição

    ResponderEliminar
  14. NOVO ABRIL

    Voltem capitães de Abril
    Portugal é um covil
    De trapaceiros e ladrões
    Voltem outra vez á cena
    Cantem Grândola Vila Morena
    E ponham os gatunos nas prisões

    Corram com os políticos da treta
    Que fazem do povo uma teta
    Ondem sempre vêm mamar
    Façam cumprir a constituição
    Que cada um ganhe seu pão
    E que ninguem o possa roubar

    Cortem subvenções vitalícias
    Deem poder aos polícias
    Para a lei fazer cumprir
    Venha de lá a cavalaria
    Como de Santarém veio um dia
    Para as portas da liberdade abrir

    Voltem soldados a sério
    Fechem cada ministério
    Ministros há-os aos molhos
    Venham de novo no mês de abril
    Nessa festa primaveril
    Que alegrou nossos olhos

    Sem armas mas de força na voz
    Juntem-se ao povo que somos nós
    Que não temos mais para dar
    Venham capitães de Abril de novo
    Pôr-se ao lado do português povo
    Para dos gatunos nos salvar

    16/10/2013
    Onil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelentissimo Senhor Tenente General, eu como 1º Sargento da Armada na situação de reforma, felicito-o pela coragem de expôr a sua opinião sem a cobardia do anonimato com que muitos aqui o criticam, são apenas criticas de ignorantes que não têm noção do que é não ter natal, não ver os filhos crescer, chegar a casa e os filhos não quererem o nosso colo devido ás ausências forçada no cumprimento das missões atribuidas, honrando o que é representar Portugal, quando esses cobardes se escondem em casa ou na boa vida. Apenas tenho pena que nem todos os que tutelaram as Instituições Militares, ao longo dos anos em vez defenderem a Instituição Militar, a nossa dignidade ou os nossos direitos, com a determinação e coragem exigida para enfrentar os governantes, se tenham preocupado mais em ser politicos ou cairem nas suas graças pensando mais nas suas carreiras ,os militares que fizeram o 25 de Abril de 1974 devem ter dado muitas voltas na campa com vergonha dos muitos que os sucederam, penso que a lição sobre coragem dada pelo Grande Senhor SALGUEIRO MAIA, não foi aprendida por muitos. Se houvesse mais Salgueiros Maia,hoje seríamos respeitados e não estariamos aqui nesta partilha de opiniões.
      Cumprimentos.
      José Jesus

      Eliminar
  15. Senhor Tenente General quem o conhece e já teve o privilégio de consigo trabalhar e servir a nação, sabe que não é de agora que defende os militares, sempre o fez em qualquer circunstancia... Grande abraço.
    M. Vasconcelos

    ResponderEliminar
  16. Realmente só vejo gente revoltada que das duas uma ou falam....falam....e só sabem falar, mas não dizem nada de jeito ou tem jeito para estarem na política. Falam só sabem utilizar bitates, palavras obscenas o insultasse quem querem pois no fim não dizem nada.
    Que tempo perdido nem para estarem com uma puta vassoura na mao sabem,
    infeliz dos que a vida perderam pois esses vocês não falam.
    Reclamar para quê já morreram e os outros governadores esses estão a cagar para tudo e todos.

    ResponderEliminar
  17. Quem ataca os militares deve andar com uma grande dor de corno.Os militares fizeram e fazem muito por este País.Se temos um País democrático a eles o devemos.
    .

    ResponderEliminar
  18. Eximo. Sr. General!

    Na qualidade de oficial superior das Forças Armadas Portuguesas (tendo à pouco tempo passado à reserva a que se seguirá a reforma), do actual CTOE, ex-CIOE de Lamego. Orgulho-me da sua carta e solidarizo-me com a mesma.
    É urgente acabar com este folclore que de Português nada tem, mas é e isso sim, próprio de pessoas sem qualquer ética sequer moral, vulgares vigaristas de golpes de mão, que se assenhoraram do poder que NÓS, MILITARES DE PORTUGAL, lhes entregamos de boa fé e honra, que não souberam ter. São acima de tudo, TRAIDORES À PÁTRIA e pela Pátria deverão ser justamente julgados.
    Não são precisos quaisquer secretismos. é sair com o pessoal e mais nada! Acabou-se! Já chega!
    “QUE OS MUITOS POR SER POUCOS NAM TEMAMOS”
    Do meu anonimato, o meu General compreenderá, a sua razão.
    ACÇÃO IMEDIATA É NECESSÁRIA PARA SALVAR PORTUGAL.

    ResponderEliminar