quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ramalho Eanes Assina Carta Contra a Reforma do Ensino Militar



Ramalho Eanes entrou na “guerra” para travar a reforma do ensino militar em Portugal que o Governo de Passos Coelho pretende levar em frente com a fusão do Colégio Militar com o Instituto de Odivelas. 

Segundo escreve hoje o Jornal Público o antigo Presidente da República é um dos signatários de uma carta de “último recurso” entregue a Cavaco Silva e que é assinada ainda por outros dez generais das Forças Armadas e oito antigos ministros. 

Os signatários da carta entregue ao chefe da Casa Civil do Presidente da República entendem que a reforma pretendida pelo atual Executivo “descaracteriza totalmente o conceito educativo do Colégio Militar” e, por isso, utilizam todos os argumentos para travar o despacho do ministro da defesa Aguiar-Branco que pretende fundir o Colégio Militar com o Instituto de Odivelas. 

Depois de uma audiência com o chefe de gabinete do primeiro-ministro, onde apresentaram os seus argumentos, agora a Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar avançou para a Presidência da República com uma carta assinada por personalidades ligadas à vida militar, e em particular ao ensino no Colégio Militar, onde se destaca o antigo Presidente da República, Ramalho Eanes. 

Com o antigo Chefe de Estado estão ainda outros dez generais das Forças Armadas e oito antigos ministros, tanto da esquerda como da direita, onde se destaca o nome de Marçal Grilo, ministro da Educação no Governo de António Guterres e coordenador da Comissão para a Reestruturação dos Estabelecimentos Militares de Ensino criada pelo ministro Aguiar Branco. 

A Ramalho Eanes e Marçal Grilo juntam-se ainda nomes como os de Adriano Moreira, Bagão Félix, Campos e Cunha, Medina Carreira, Roberto Carneiro, Rui Machete e Veiga Simão. Mas esta carta merece ainda a assinatura de alguns deputados que suportam a atual maioria governamental e alguns pertencentes à Comissão de Defesa como são o caso do social-democrata Sousa e Silva e do centrista João Rebelo. 

Ao lado de Ramalho Eanes e contra a decisão de Aguiar-Branco estão ainda nomes de antigos chefes militares como os generais Rocha Vieira (ex-chefe do Estado-Maior do Exército e último governador de Macau), Martins Barrento (ex-chefe do Estado-Maior do Exército), Sousa Pinto, Loureiro dos Santos, Lemos Ferreira (ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas), Pinto Ramalho (chefe do Estado-Maior do Exército), Garcia Leandro, Tomé Pinto e os almirantes e ex-chefes de Estado-Maior da Armada Melo Gomes e Vieira Matias. 

Pedido a Cavaco Silva 

Na carta endereçada a Cavaco Silva, os signatários pedem ao Chefe de Estado que “aceite exercer a sua magistratura de influência no sentido do despacho 4785/2013 do ministro da Defesa seja imediatamente suspenso no referente á transformação repentina e imponderada do Colégio Militar num internato/externato misto e à construção de infraestruturas de internato feminino no Colégio Militar”. 

Na carta pode ler-se ainda que o ministro José Pedro Aguiar Branco poderá estar a atuar desta forma por causa da “enorme pressão da atual situação financeira do nosso país” o que leva o ministro da Defesa “a concretizar um conjunto de mudanças no funcionamento e oferta educativa do Colégio Militar” sem conferir “suficiente atenção a esta diferenciação intrínseca”. 

Segundo os signatários da carta a decisão de “transformar, em dois anos, um projeto educativo com 210 anos baseado em internato masculino num internato e externato, masculino e feminino, é uma decisão que, com enorme ligeireza, descarateriza totalmente o conceito educativo do Colégio Militar”.

QUEM ASSINA A CARTA 

Antigos Ministros da Defesa, da Educação e das Finanças 

Adriano Moreira 
Bagão Félix 
Campos e Cunha 
Marçal Grilo 
Medina Carreira 
Roberto Carneiro 
Rui Manchete 
Veiga Simão 

Ex-chefes militares 

General Ramalho Eanes 
General Sousa Pinto 
General Alípio Tomé Pinto 
Almirante Melo Gomes 
General Loureiro dos Santos 
General José Lemos Ferreira 
General Pinto Ramalho 
Almirante Vieira Matias 
General Martins Barrento 
General Rocha Vieira 
General Garcia Leandro 

Deputados da maioria parlamentar 

Hélder Sousa e Silva 
João Rebelo 

Outras Personalidades 

D. Januário Torgal Ferreira 
Artur Santos Silva 
Rui Vilar 
João Salgueiro 
Manuel Braga da Cruz 
Medina Carreira 
D. Duarte Pio de Bragança

Sem comentários :

Enviar um comentário