sábado, 16 de novembro de 2013

GNR Entrega Folheto Em Braille

O Sistema Braille permite à pessoa deficiente visual beneficiar da escrita e da leitura, dando-lhe acesso ao conhecimento, favorecendo a sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania e por isso representa uma das maravilhosas e insuperáveis invenções humanas. 

Se o preconceito já é barreira suficiente para manter estas pessoas isoladas da sociedade, a falta de acesso à informação quase sempre a condena a uma vida de maior solidão. 

Neste âmbito, a Secção de Programas Especiais (SPE) do Destacamento Territorial de Mangualde, procedeu à entrega do “Folheto Escola Segura”, em braille a um aluno invisual que frequenta a Escola EB 1 de Sátão. 

Esta iniciativa foi acolhida com grande satisfação por parte das docentes e da técnica de mobilidade e orientação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), bem como da mãe do aluno, que assim vê o seu filho incluído nesta iniciativa levada a cabo pela GNR

O Braille é importante no processo ensino/aprendizagem do aluno com deficiência visual, dado que favorece e dinamiza o desenvolvimento e concretização desse processo, e constitui a base fundamental do acesso à cultura da pessoa deficiente visual.

Sem comentários :

Enviar um comentário