segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Suspeitas de Produção de Aguardente em Apartamento que Explodiu


A Polícia Judiciária está a investigar o incêndio que destruiu um apartamento do 4.º andar e atingiu outros dois contíguos no edifício Elias Garcia I, um prédio com cerca de 15 anos situado a 50 metros do Centro de Segurança Social da Madeira, no Funchal. 

O comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, fala de um fogo suspeito que deflagrou num apartamento e que dificultou bastante a evacuação do prédio e a intervenção dos bombeiros. 

“Tivemos uma ignição na sala de um dos apartamentos, uma ignição extremamente rápida e com muita potência e estamos a aguardar que a Polícia Judiciária chegue ao local para, em conjunto connosco, perceber o porquê desta propagação tão rápida”, referiu pelas 11h30, quando os bombeiros tinham o fogo circunscrito e davam início ao rescaldo e aos trabalhos de ventilação do prédio. 

Moradores vizinhos relatam que ouviram três a quatro explosões na fase inicial do incêndio, após os quais se levantou uma coluna de fumo. Pela varanda, foram projectados os vidros e os estores da janela, além de algum recheio. 

Em simultâneo, deu-se uma explosão que fez com que o fogo se propagasse a todo o apartamento que ficou totalmente destruído, com danos avultados nos dois apartamentos para leste e para sul”, reportou o comandante da corporação. 

Foi complicado, depois da explosão as duas corporações tiveram, de se empenhar a fundo”. No local estiveram, desde as 10 horas, à volta de 25 elementos apoiados por sete viaturas de combate a incêndios urbanos, de ambas as corporações, entre as quais, três auto-escadas e uma ambulância. 

A PSP encerrou a Rua Elias Garcia, no troço compreendido entre o Centro de Segurança Social da Madeira e a Rua da Conceição. Felizmente não há feridos a lamentar. 

Conseguimos fazer a evacuação de todos os moradores residentes acima e também é de salientar a sorte porque felizmente a maioria das pessoas estava a trabalhar e não se encontrava no prédio”, traçou o comandante em jeito de balanço. 

O edifício Elias Garcia I foi totalmente evacuado. Perto de uma dezena de moradores nos pisos superiores do prédio foram retiradas pelos bombeiros, três dos quais pelas varandas, através das auto-escadas. 

Alguns moradores denunciaram que era prática o fabrico de aguardente no interior daquele apartamento, uma situação que já chegou a originar reclamações por parte dos vizinhos. 

Este facto explica a presença de material suspeito como alambiques para produzir aguardente e garrafas de gás no interior do apartamento que foram recolhidos pela investigação policial.

Sem comentários :

Enviar um comentário