terça-feira, 22 de outubro de 2013

Governo Têm Mais de Metade da Frota do Estado


Embora tenha estado a reduzir nos últimos anos, a frota de carros do Estado é de 26.789 veículos, não contando com as empresas e autarquias, noticia o jornal i. 

O Ministério das Finanças afirmou que, em Junho deste ano, a frota do Estado tem 26.789 carros, menos 903 do que em 2011 e menos 1.561 que em 2010. 

Neste número não estão contabilizados os carros destinados às câmaras municipais e ao sector empresarial. 

Estes números já haviam sido pedidos mas apenas foi calculado o total relativo às câmaras municipais porque, de acordo as Finanças, “nos temos da lei, as viaturas do sector empresarial do Estado não fazem parte do parque de veículos”. 

Dos 26.789 carros, 1.840 são originários de apreensões ou abandono e apenas cerca de 6 mil têm seguro (os veículos do Estado e de estados estrangeiros estão isentos da obrigação de segurar). 

O Ministério das Finanças não revelou dados em relação ao valor da frota mas afirmou que a “maioria tem mais de dez anos”. 

As despesas relativas a infracções, de acordo com o mesmo órgão, assim como as reparações de sinistros são da responsabilidade das entidades e organismos vinculados ao parque de veículos do Estado e à pessoa detentora do veículo. 

A manutenção dos carros, essa, é da responsabilidade do Estado e, no ano passado, foi de 4,5 milhões de euros ao passo que o combustível, também comportado pelo Estado, custou cerca de 25 milhões de euros.

Sem comentários :

Enviar um comentário