segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Incêndio Em Submarino Nuclear Controlado Sem Contaminação



O incêndio que lavrou durante cinco horas num submarino nuclear russo, no estaleiro de Zvezda, foi controlado sem “ameaça de contaminação nuclear”, de acordo com a Marinha

O incidente terminou sem feridos e sem o risco de fuga de radiação, salienta a Reuters. 

Durante cinco horas, o fogo tomou conta de um submarino nuclear que se encontrava no estaleiro de Zvezda, em Bolshoi Kamen (Rússia), para reparação, mas o incidente foi controlado sem feridos nem risco de fuga de radiação. 

Não há ameaça de contaminação nuclear”, garantiu uma autoridade da Marinha russa, citada sem identificação pela agência Itar-Tass. 

Os níveis de radiação na área, separada de Vladivostok por uma bacia com cerca de 25 quilómetros, no mar do Japão, estão dentro dos parâmetros normais, segundo as autoridades russas. 

Os bombeiros continuam a arrefecer a área para evitar qualquer reacendimento. O Tomsk possui dois reatores nucleares, mas nenhum terá sido afetado por um incêndio que durou cerca de cinco horas a controlar.

De acordo com a United Shipbuilding Corporation, a empresa gestoura do estaleiro, os reatores tinham sido desligados antes do início das reparações, altura em que foram ainda removidas as armas do submarino, que normalmente está equipado com 24 mísseis teleguiados. 

Os incidentes com os submarinos nucleares não são uma novidade na Rússia. O mais dramático ocorreu em 2000, quando o Kursk afundou-se no mar de Barents, provocando a morte dos 118 tripulantes. 

 Outro acidente que ficou na história foi a falha do sistema de combate a incêndios do Nerpa, que injetou gás letal em vários compartimentos e provocou a morte de 20 tripulantes.

Sem comentários :

Enviar um comentário