segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Mais Antiga Unidade em Actividade do Exército Português Comemora 306 anos




O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, a unidade mais antiga em actividade do Exército Português, está a comemorar 306 anos de existência com várias iniciativas, destacando-se uma cerimónia militar na quarta-feira. 

A cerimónia militar comemorativa do dia da unidade e da participação do RC3 na batalha de Fuente de Cantos, da Guerra Peninsular, e que deu origem ao dia da unidade, vai decorrer às 11h. 

O RC3 foi a unidade que mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, cerca de 42 mil homens, integrando 42 batalhões e 18 companhias, e a que registou o maior número de mortos - 485. 

Considerada uma das unidades militares mais influentes na revolução do 25 de Abril de 1974, o RC3 participou com um Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, com 120 homens nas movimentações militares que derrubaram a ditadura. 

O Regimento de Cavalaria 3 "Dragões de Olivença" tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença, e participou também na Guerra Peninsular e na I Guerra Mundial.

O RC3 está instalado em Estremoz há 138 anos, desde 05 de Abril de 1875. 

O dia da unidade é celebrado, habitualmente, a 15 de Setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810. 

O programa comemorativo dos 306 anos da unidade inclui outras actividades de âmbito cultural e desportivo, como a exposição "Heráldica e Uniformes Militares", na sala do Capítulo, no RC3, a partir de quarta-feira e que fica patente ao público até 02 de Outubro.

Sem comentários :

Enviar um comentário