sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Portugal, Espanha e Itália pedem reforço da Política Comum de Segurança e Defesa




Portugal, Espanha e Itália subscreveram um documento onde defendem um reforço da importância da Política Comum de Defesa, com mais partilha de meios e maior articulação na segurança marítima. 

No final da primeira sessão informal de ministros da União Europeia, que decorreu em Vilnius, Lituânia, Aguiar-Branco referiu que os três países apresentaram um documento “conjunto” que foca as questões que, na sua perspetiva, “devem ser retratados neste Conselho Europeu”. 

Tive a possibilidade de reafirmar aqui essa posição, esperamos que no relatório final venham a ser incluídas várias das nossas indicações”, frisou o Ministro. 

Na carta enviada, no final da semana passada, à Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, os ministros da Defesa dos três países afirmam que existem questões que têm limitado o desenvolvimento deste setor no plano europeu e que este precisa de receber maior impulso político. 

Em declarações à comunicação social, Aguiar-Branco afirmou que os três países esperam ainda uma avaliação mais precisa quanto à segurança marítima e um reforço da partilha dos meios militares

Numa altura em que temos orçamentos de grande constrangimento em todos os países da União Europeia devemos reforçar situações e projetos concretos de edificação de capacidades comum”, referiu o Ministro da Defesa.

Sem comentários :

Enviar um comentário