domingo, 1 de setembro de 2013

Petição para Aquisição de Meios Aéreos Pesados de Luta Contra os Incêndios e para Venda dos Submarinos





Para: Assembleia da Republica, Primeiro-Ministro, Ministro da Administração Interna, Presidente da Republica 

 Todos anos é a mesma vergonha, desolação e tristeza : o património natural de Portugal, a floresta, fica cada vez mais reduzida a cinzas. 

Mal as temperaturas ultrapassam os 30 graus, o cenário repete-se. 

O nosso país é o campeão europeu da área ardida total! 

O nosso país é o campeão da área ardida por incêndio. 2003 e 2005 não serviram para nada. 

A presente petição não pretende resolver todas as componentes deste problema complexo que são os incêndios florestais em Portugal. 

Esta petição pretende centrar-se na vertente do combate aos incêndios florestais. 

Em países que conseguiram conter este problema, traduzindo-se por uma área ardida reduzida em relação a Portugal, destacam-se dois elementos fundamentais, comuns a esses estados

Estes países têm MEIOS AÉREOS PESADOS PRÓPRIOS, comprados, que podem descarregar várias toneladas de água, aviões CANADAIR que descarregam de uma só vez 6000 litros de água.

Estes países usam estes meios aéreos pesados logo no início dos incêndios e em força. Exemplos de frotas existentes

 França : 22 aviões pesados
Itália : 16 aviões pesados 
Espanha : 17 aviões pesados 
Grécia : 24 aviões pesados 
Portugal : 2 aviões pesados alugados 

Em Portugal, a maior parte da nossa frota de meios aéreos é alugada e composta por helicópteros com capacidade de 1000 litros ou menos, só temos 2 aviões pesados e quando as temperaturas ultrapassam os 30 graus pedimos aos outros países que mandem os aviões pesados deles pois os nossos helicópteros para nada servem. 

Se pedimos aos outros países é porque achamos esses meios necessários, porque é que então não temos nós meios próprios deste tipo, dos mais eficientes ? 

PORTUGAL PRECISA DE COMPRAR AVIÕES PESADOS, COMO OS OUTROS PAÍSES, PARA DEFENDER AS FLORESTAS E AS POVOAÇÕES. PORQUE SERÁ QUE OS NOSSOS GOVERNANTES SÃO AUTISTAS ? 

PORQUE SERÁ QUE OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO TÊM AMOR PRÓPRIO E ESTAM SEMPRE A PEDIR AOS ESPANHÓIS, AOS FRANCESES, AOS ITALIANOS, AOS GREGOS QUE MANDEM AVIÕES? 

E AO MESMO TEMPO MENTEM DESCARADAMENTE E INSULTAM O POVO, AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS AO AFIRMAR QUE OS MEIOS NACIONAIS SÃO SUFICIENTES ? 

PORQUE SERÁ QUE OS NOSSOS GOVERNANTES INVESTEM O DINHEIRO PUBLICO EM SUBMARINOS E ESTÁDIOS DE FUTEBOL, EM AUTO-ESTRADAS INÚTEIS EM VEZ DE GASTÁ-LO EM MEIOS DE DEFESA DO NOSSO PATRIMÓNIO NATURAL ? 

Nós, cidadãos portugueses, porque estamos fartos de ver o nosso património natural sacrificado ano após ano e não queremos ver o nosso país transformado num deserto.

Estamos conscientes que, com as alterações climatéricas e o aquecimento global, os Verões vão tornar-se cada vez mais quentes e os incêndios cada vez mais numerosos e gravosos.

Porque temos orgulho e não queremos depender dos outros países como coitadinhos sempre que chega o verão.

Achamos que investir na defesa do nosso património natural não é desperdício de dinheiro e é muito mais sensato que terceiras travessias, submarinos, estádios, etc..

Constatamos que outros países mais desenvolvidos do que nós já investiram nesses meios há muitos anos com êxito.

Pedimos solenemente, através esta petição, ao Governo, ao Presidente da República, ao Parlamento: Que o governo Português faça a aquisição de 10 aviões pesados de combate aos incêndios.

Que, se for necessário para o efeito, venda os submarinos que não servem para nada e poupe nas obras de betão cuja necessidade não está claramente demonstrada.


Sem comentários :

Enviar um comentário