quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mais Um Funeral de Um Bombeiro



O funeral do bombeiro que morreu na terça-feira, depois de ter ficado ferido na semana passada num incêndio na Serra do Caramulo, realizou-se hoje em Carregal do Sal, Viseu, anunciou a corporação daquela localidade. 

De acordo com um comunicado divulgado, o corpo de Bernardo Cardoso esteve em câmara ardente no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carregal do Sal, pelas 14:00. 

As cerimónias fúnebres foram às 18:30, com missa de corpo presente, no quartel dos bombeiros, seguindo depois para o cemitério de Currelos. 

Bernardo Cardoso, de 18 anos, da corporação de Carregal do Sal, morreu ao início da noite de terça-feira no Hospital da Prelada, no Porto, onde estava internado desde 29 de agosto. 

Com a morte deste jovem, sobe para seis o número de bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais. 

O jovem ficou com queimaduras em 55% do corpo no dia em que, no mesmo incêndio em São Marcos/Muna, na Serra do Caramulo, morreu a bombeira Cátia Pereira Dias, de 21 anos, e um terceiro bombeiro ficou ferido com gravidade. 

A notícia da morte de Cátia Pereira Dias foi conhecida enquanto se realizava o funeral de Bernardo Figueiredo, de 23 anos, da corporação do Estoril, Cascais, que não resistiu a ferimentos graves resultantes de outro incêndio também no concelho de Tondela. 

Na Serra do Caramulo morreu ainda, no dia 22 de agosto, a jovem Ana Rita Pereira, de 24 anos, pertencente à corporação de Alcabideche, Cascais. 

No mês passado morreram também António Nuno Ferreira, de 45 anos, operador de central no quartel dos bombeiros de Miranda do Douro, e Pedro Rodrigues, de 40 anos, que combatia um incêndio no concelho da Covilhã. 

Na segunda-feira, fonte do Hospital da Prelada referiu que o prognóstico de um outro bombeiro internado na unidade, Daniel Falcão, de 25 anos, operacional de Miranda do Douro, evoluiu de muito reservado para reservado. 

O homem mantém-se, no entanto, numa “situação grave”, depois de ter dado entrada com 70% a 80% do corpo queimado. 

Também na segunda-feira, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra informou que o estado clínico dos cinco bombeiros ali internados se mantém complicado para três deles – um, com 50 anos e transferido do Hospital de Braga, com prognóstico “muito reservado”, e os outros dois com prognóstico “reservado”.  
Nesta condição estão um operacional de 45 anos, proveniente de Bragança, e outro de 62 anos, oriundo da Figueira da Foz. 

Os incêndios florestais consumiram até ao final de agosto uma área de 94.155 hectares, mais 25% do que em igual período de 2012, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

O último relatório provisório sobre os incêndios florestais adianta que entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto foram registadas 14.143 ocorrências de fogo, menos 1.690 do que no mesmo período de 2012.

Sem comentários :

Enviar um comentário