quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Força Aérea Cede Jato Para Exposição Em Constância



O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Piloto-Aviador José António de Magalhães Araújo Pinheiro, presidiu a 26 de setembro à assinatura de um Protocolo de Cedência da Aeronave Lockheed T-33 T-Bird à Câmara Municipal de Constância. 

O contrato prevê a utilização da aeronave no Centro Ciência Viva de Constância Parque de Astronomia, para fins de exposição e divulgação científica, valorizando-a de acordo com os princípios museológicos e patrimoniais. 

A escolha desta aeronave em específico deve-se sobretudo ao facto histórico de este ter sido o primeiro tipo de avião a jato a operar na antiga Base Aérea de Tancos. 

A instalação da aeronave vai permitir ao Centro Ciência Viva de Constância abordagens científicas ao tema "voo", com especial incidência no princípio de Bernoulli e nas manobras de direção e de altitude de um avião em plena operação. 

Este Centro tem vindo a assumir-se como um local de excelência para a divulgação de ciências relacionadas com a astronomia nomeadamente a física, a química e a matemática, apostando no desenvolvimento de novas estratégias de ensino e investigação. 

Em declarações aos Órgãos de Comunicação Social, o General CEMFA afirmou que ficou bastante agradado com este pedido de cedência de aeronave, uma vez que permite à Força Aérea contribuir para a formação, ao transformar uma peça de museu num instrumento de aprendizagem para os jovens e restante público.

Fonte: EMFA

Sem comentários :

Enviar um comentário