sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Uma Carta Aberta De Um Sargento Do Exército ao 1º Ministro Passos Coelho


UMA CARTA DE UM SARGENTO DO EXÉRCITO ... A PASSOS COELHO
 Carta Registada com Aviso de Recepção 
SENHOR PRIMEIRO MINISTRO  

Sou prático e pretendo ser sucinto, como tal,
 ... vou directo ao que me move.  

Tomo esta iniciativa, imbuído de uma profunda tristeza e corrompido por uma revolta sem controlo que só a muito custo, tento dominar.  

Tenho 59 anos, uma vida preenchida de sofrimento e vivências que me obrigam a denunciar a pouca vergonha que reina neste país.  

Quero desde já dizer-lhe que o senhor não me desiludiu politicamente porque sou apolítico e apartidário. Por isso, políticos, ou seja, malabaristas da política, chamo malabaristas para não chamar aldrabões da política e partidos políticos, não me desiludem.  

A única vez que votei na minha vida foi na 1a candidatura do Exmo Senhor General Ramalho Eanes que foi meu CHEFE e com muito orgulho, é meu Superior Hierárquico e na História do 25 de Abril foi, em minha opinião, o único Comandante Supremo das Forças Armadas, por inerência de funções e por direito de posto e Conduta Ética.  

Desde há largos anos a esta parte que vejo a minha PÁTRIA, por quem jurei fazer sacrifícios e dar a minha vida, como o fizeram o Senhor meu Pai, que verteu sangue por ELA, assim como vários Familiares e Amigos, culminando num primo que lhe ofereceu o melhor que tem um Ser Humano:- A VIDA.  

E o que temos hoje?  

Um país hipotecado, sem lei, sem justiça e paulatinamente alienado a preço irrisório.  

Assiste-se a um festival de propagandas eleitorais, promovido por aldrabões e gente sem vergonha, sem decoro, sem ética e sem respeito pelo semelhante, principalmente pelos idosos e crianças. 

Já não falo na Instituição Militar, que não me espanta estar queda e muda, pois os respectivos chefes perdem toda a legitimidade ao permitirem-se ser nomeados por uns quaisquer políticos, em vez de serem eleitos pelos seus subordinados, no seio da Família Castrense.  

Assim, sou daqueles que por questão de Ética, se recusam a rever-se nestes chefes assim nomeados. 

Respeito-os hierarquicamente, pois os Regulamentos assim me obrigam, e, nada mais.  

De facto, a minha PÁTRIA, transformou-se neste país de vilãos e aldrabões políticos em que o senhor é um deles.  

Quer desmentir-me?  

Pode perfeitamente insistir nesse teatro mas tenho boa memória e sou inteligente.  
Recordo-me de alguns debates políticos em que o senhor foi protagonista, e lembro-me de promessas que não só não cumpriu, como atraiçoou. 

Lembro-me perfeitamente de ter chamado várias vezes, mentiroso, ao senhor Sócrates.  

Por acaso, já fez um exame de consciência, se é que a tem!?!  

Se o fez, pode facilmente perceber que o adjectivo que usou para definir o senhor Sócrates, é demasiado lisonjeiro para o catalogar a si.

Sabe? Na Ética Militar diz-se que “ a consciência é o nosso melhor juiz, enquanto não a assassinarmos”. 

O senhor já assassinou a sua com a avalanche de mentiras com que tem presenteado o Povo Português. 

Outra afirmação sua que retenho na memória é de que o senhor disse aos Portugueses, ser “o candidato mais africano”. Penso que se referia ao facto de ter casado com uma Senhora Africana!?! 

Pois bem, sou Transmontano de nascimento e Africano de crescimento.

 Nasci com os géneses da coragem, da lealdade, da verdade, do respeito, da honra e da solidariedade. 

 Foram estes valores morais que aprimorei e interiorizei no meu crescimento Africano.  

Posso absolutamente garantir-lhe que se o senhor dissesse na Guiné, metade das mentiras que tem dito neste país, já lhe tinham cortado o pescoço.  

Na Guiné, tuga mintroso, cá tá lebsi ginte garande. Na Guiné, tuga mintroso, cá tem falta di respito pa home e minher garande, nim minino qui cá tene maldade na coraçon.  

Pois é meu caro senhor, se não souber traduzir as frases atrás escritas, peça à sua Excelentíssima Senhora Esposa que lhe faça esse favor, e desde já, se me permite, com todo o respeito lhe endereço “mantenhas” e tudo “nha respito” e “consideraçon”.  

Já agora, aproveite a oportunidade para ler, estudar e meditar um pouco sobre a personalidade chamada Amílcar Cabral, para perceber o que é um HOMEM que nasceu para ser Líder, para libertar o seu POVO e não para o espezinhar e vender a uma qualquer Troika como o senhor e todos os políticos sem vergonha que o antecederam, fizeram e fazem.  

Mas se o incomoda aprender com um Líder Africano, recorra à história do Senhor Sá Carneiro que de certeza está incomodadíssimo onde quer que Deus o guarde, por ver homens sem palavra a fazerem parte de um partido a quem deu credibilidade e o senhor, bem como outros como o senhor, denigrem e maculam.  
Senhor Pedro Passos Coelho, saiba que tal como o senhor rasgou as páginas da Constituição que contêm os artigos que o obrigam a cumprir os seus deveres de pagamento dos salários, pensões e subsídios, também eu me recuso a cumprir os artigos dessa mesma Constituição que me possam obrigar a reconhecê-lo como meu 1o ministro.  

Jurei cumprir e fazer cumprir uma Constituição que obriga os políticos, as F.A. e as Forças de Segurança, a serem o garante da defesa da Pátria e do seu Povo.  

Não cumpro nem defendo, uma Constituição adulterada por si e por uma justiça que fecha os olhos a toda esta vilanice.  

Muito teria para lhe dizer mas, prometi ser sucinto.  

É muito mais demolidor o sentimento de raiva, de revolta de indignação, do que tudo o que escrevi.  

Para que não fique com a ideia que me acobardo atrás de um qualquer anonimato, quero dizer-lhe que me chamo José António Neves Rodrigues e que sou com muito orgulho, ética e muita honra, Sargento do Exército Português e ao serviço de um POVO e de uma PÁTRIA que se chama PORTUGAL.






22 comentários :

  1. Sargento Neves Rodrigues:
    Não o conheço, com grande pena minha, porque o nosso País precisa de muitos homens como o senhor. Dá para ver que é um militar que viveu Abril com toda a intensidade. Pode ser que um dia haja outro 25 de Abril (ou seja que dia for) e, tenho quase a certeza, que você estará na primeira fila. Bem haja porque Portugal precisa de homens assim. Se me quiser "encontrar", estou no Facebook. Um abraço. Carlos Alberto Miranda Simões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Miguel Ricardo Geadas24 de agosto de 2013 às 12:48

      +1... subscrevo totalmente o que foi ali dito, por um dos poucos Grandes Senhores que ainda vao restando em Portugal. Tenho apenas 25 anos, mas o meu Pai, que muito amo, também passou pelo sofrimento e incerteza da batalha ao defender o nosso outrora grande País, durante a Guerra Colonial. O que estão a fazer ao País no qual desde pequeno pensei viver, para agora que tenho idade e competências para isso poder ajudar a construir e evoluir, um País nascido da luta e da batalha de Grandes Senhores da altura, que nunca imaginaram estar a sacrificar as suas vidas para que agora tudo isso nos seja roubado a Nós, verdadeiros Portugueses, acende em mim um sentimento de revolta, raiva e ódio gigante, mas que comparado à corrupção instalada no sistema, é apenas uma gota de água. A cada dia que passa, ao invés de surgirem acções que contrariem a maré, por parte de quem falsamente apregoa que a sua missão é ajudar, qualquer pessoa com dois dedos de testa vê e percebe que é mais do mesmo, independemente da pessoa que assuma o cargo, se não pior, e que a intenção é apenas uma: echer a barriguinha à custa dos mais necessitados e sempre demonstrando ao próximo que o crime e a mentira compensam, mas claro, só quando praticado à escala nacional, pois se alguém roubar por necessidade, aí tem que ser imediatamente condenado. Um defeito grande, se nao o maior desta era, é os valores e ideais que se colocam em primeiro lugar. Ideais como a honra, o amor pelo proximo e pela propria Patria, serem substituidos pela mentira, o engano, amor pelo próprio e pelos próprios, sem olhar a meios para atingir os fins, sem pensar que todas as riquezes cá acumuladas, cá ficarão, e que no final, nada valem. Vergonhoso, para não dizer mais... Por mim esse novo 25 de Abril que o amigo Carlos Simões fala é já amanhã, basta que esta minoria de pessoas de bem que ainda se regem pelos ideais correctos, se junte e faça para tal. Assino também por baixo, na esperança de que este amanhã nao tarde. Pedro Miguel Ricardo Geadas

      Eliminar
  2. AO SARGENTO NEVES RODRIGUES,QUERO AGRADECER TUDO O QUE ESCREVEU NA SUA CARTA A PASSO COELHO.
    COMO O SENHOR PENSO EU E MILHARES DE PORTUGUESES.
    TEMOS UM GOVERNO MENTIROSO E ILEGITIMO, QUE NA FEZ DO PROMETEU ANTES DAS ELEIÇÕES.
    QUE DEFENDE LADRÕES E CORRUPTOS DO BPN E TODA A CANALHA CORRUPTA QUE LEVARAM PORTUGAL A CRISE POLITICA E ECONÔMICA.
    ENQUANTO AUMENTA A CORRUPÇÃO AUMENTA,AUMENTA TAMBÉM O DESEMPREGO E A MISÉRIA NO PAÍS.
    BEM HAJAM HOMENS COMO O SENHOR, A QUEM TENHO O PRAZER DE TRATAR POR MEU SARGENTO, E CUMPRIMENTA-LO COM A CONTINÊNCIA DIVIDA A ALGUÉM QUE A MERECE.
    UM ABRAÇO COMPANHEIRO

    ResponderEliminar
  3. -- Julgo que essas palavras descrevem o sentimento de todos os militares...
    ... e o que disser o contrário está ou pensa embarcar na mesma chulisse que assombra toda a politica.
    -- Bem haja Sr. sargento Neves Rodrigues... tomara eu ser comandado por um HOMEM feito o senhor ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as palavras descrevem o sentimento de todos os militares, do que é que eles estão então a espera para de novo libertar este Pais chamado Portugal dos in vasores que nos escravizam e dos representantes corruptos que temos. O 25 de Abril não mais foi feito para beneficio de uns para escravizar o seu semelhante, não, não temos em Portugal nem nas Forças Armadas que juraram defender a Nação, nem nos governantes que juraram defender a constituição, alguém capaz de nos libertar da agonia que desde logo ao 25 de abril de outrora colocaram um povo. Na politica e aos políticos o que lhes interessa é conseguir chegar ao objectivo a que se proporão, que foi o de enriquecer a custa de um Estado, ao militares subservientes o que lhes interessa também é o poder subir na hierarquia e receber chorudamente o vencimento ao fim de cada mês. É este o Pais que os Portugueses têm mas não o que merecem, em que já muitos ate nem se importariam de voltar ao antes do 25 de abril, pois se antes não vivíamos em democracia e liberdade, agora vivemos em democracia de grandes interesses só para alguns. Militares levantem-se e imponham-se pois em primeiro de todos foram vocês que juraram defender a Nação e a Constituição Portuguesa, se o fizerem de certeza absoluta que terão os Portugueses ao vosso lado

      Eliminar
  4. Meu caro compatriota . Li e reli tudo quanto escreveu .
    Quero que aceite os meus parabéns , por conseguir expressar no seu conteúdo a vontade de muitos portugueses . Sim também eu comungo dos nobres ideais patrióticos do amigo .
    Foi com um misto de comoção e revolta que me saltaram as lágrimas pelos olhos fora, ao ler este maravilhoso texto. Maravilhoso pela formas simples e concisa da sua escrita e ainda pela nobre missão de denúncia e revolta , comum à maioria dos portugueses
    Tal como o autor do texto , também eu faço questão de me identificar. Sou um anónimo
    cidadão deste nosso maravilhosa país que o poder político , arruinou . António Maria Santos Amaral que serviu na Marinha de Guerra Portuguesa nos anos de 1976-1977 e 1978

    ResponderEliminar
  5. josé manuel lousada26 de agosto de 2013 às 17:47

    Camarada Neves Rodrigues, subscrevo na integra tudo o que escreve, partilho consigo a indignação que sente. Espero que as chefias militares tenham alguma coragem para afrontar esta gente, que tomou conta do nosso país, mentindo e enganando, sem qual quer pudor, os portugueses.

    ResponderEliminar
  6. Sou aposentado da GNR, era preciso haver muitos homens como o senhor, para dizerem as verdades a quem nos mente todos os dias e nos roubam, escondendo-se ma AR, sem que se possa fazer justiça.

    ResponderEliminar
  7. Camarada Neves Rodrigues, quero felicitar e subscrever integralmente todo o texto descrito, o Camarada transmitiu o sentimento de revolta e de decepção de milhares de Portugueses.
    Tenho 62 anos, orgulhosamente servi durante 4 anos numa das tropas de Elite, "PARA-QUEDISTAS", dos quais 2 em cenários de guerrilha, movido de um sentimento patriótico defendi em todas as circunstâncias a Bandeira Portuguesa.
    Hoje também eu, como o Neves Rodrigues e milhares de Portugueses, manifestam uma revolta, em muitos casos traumatizados, porque em nada serviu todo um sacrifício e vidas que se perderam, porque os canalhas, os vilões, os corruptos que o sistema autoriza, tomaram nas mãos o poder das manobras e dos malabarismos.
    Tudo isto continuará acontecer enquanto umas boas centenas de NEVES RODRIGUES não vestirem o Fato Camuflado, calçarem as botas, colocarem as suas boinas e dizerem basta!!!.
    Assino na esperança que os meus Filhos e Netos venham a usufruir de uma mudança tão desejada:
    Nelson da Anunciação Gomes

    ResponderEliminar
  8. li e aprovei o seu comentario sarg Neves Rodrigues eu fui da tropa da Elite, PARA-QUEDISTAS e estou com muito urgulho de a servir a PATRIA PORTUGUESA mas com estes POLITICOS ladroes e covardes tou todo de acordo se algum tiver uma estrategia me comunice eu tou disposto a tudo P:::-Q;; O; P;;;;

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Sarg. Neves Rodrigues, há que fazer algo por todos nós e o senhor teve a coragem de escrever tudo o que afinal vai na alma de todos . Obrigada.Maria Lurdes Macedo

    ResponderEliminar
  10. Parabéns.um forte abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro amigo Neves Rodrigues, as suas palavras na carta nao merecem nenhum comentario da minha parte e sabe porque ? PORQUE A SUA CORAGEM MERECE UM LOUVOR , NAO SO COMENTARIOS E SE EU MANDASSE ATE UMA MEDALHA LHE SERIA ATRIBUIDA.PARABENS. TAL COMO OS OUTROS PASSO A IDENTIFICAR-ME : SARGENTO CHEFE MMA NA SITUACAO DE REFORMA EMIGRADO EM INGLATERRA E A TRABALHAR COMO SEGURANCA AOS 61 ANOS DE IDADE. Um abraco de quem o admira. LUIS PIRES LOPES 007145-F

    ResponderEliminar
  12. Que seja um impulso para as nossas forças armadas tomarem uma posição! Pela Pátria!

    ResponderEliminar
  13. estaremos prontos, por PORTUGAL...

    ResponderEliminar
  14. parabens sr. sargento grande homem é o senhor com eles no sitio certo , tambem fui militar no ultramar e lembrar-me o que passei e ver agora como estes gaiatos mentirosos, corruptos, ladroes,nos tratam, só posso dizer uma coisa , TENHO NOJO DESTA GENTE...

    ResponderEliminar
  15. Críticas anónimas são fáceis. Críticas com o nome pessoal enquanto parte dos quadros permanentes, dá que pensar. É preciso coragem para assumir o que se diz e escreve. Faz-me lembrar que não somos um povo de cobardes, somos um povo brando, solidário e capaz de fazer melhor.

    Quanto a governos, votar é a melhor dor de cabeça da classe política. Quando se vota nos partidos pequenos, ficamos nós a ganhar.

    ResponderEliminar
  16. PARABÉNS SRº SARGENTO, HOMENS COMO O SRº DEVERIAM SE JUNTAR, E MOSTRAR A ESSES GOVERNANTES DE MEIA TIGELA, O QUE É SER PORTUGUES, UM MUITO OBRIGADA, PELA SUA CORAGEM EM TER ESCRITO ESSA CARTA, ACHO QUE ESCREVEU, O QUE 90% DOS PORTUGUESE PENSAM E GOSTARIAM DE TER ESCRITO. SAUDE E FORÇA E O MEU SINCERO RESPEITO

    ResponderEliminar
  17. Faço minhas as palavras do sr. sargento mostrou ser um verdadeiro patriota e uma pessoa leal ao povo, há muito que venho a mendigar digo MENDIGAR numa forma humilde e sincera pois sempre fui catalogado de maluco e outros nomes menos bonitos por falar o que pensava sobre os nossos políticos e o que eles representavam e representam de mal para o nosso país e para o nosso povo, por isso sempre exortei que os verdadeiros patriotas leais ao nosso povo e a nossa nação se mostrem e unam-se numa luta contra os corruptos e os traidores da nossa amada pátria, que sejam levados a justiça e paguem pelos crimes cometidos contra o povo e a pátria ao longo destes últimos 39 anos, é isso que eu quero e exijo e vocês caros compatriotas ???? Caro sargento pode contar comigo nas fileiras a bem da nossa nação e do nosso povo.............

    ResponderEliminar
  18. Srº Sargento,
    Penso que seria de grande impacto mundial, uma greve por parte das forças armadas, em frente ao parlamento. Em sentido e por o maior tempo de silencio possivel.
    O povo é sempre descreditado e causa muito pouco impacto nos meios de comunicação. Para nao falar da porrada que se leva, das forças de intervenção.
    Não diria que se precisa de um segundo 25 de Abril, mas fazer os "senhores" ministros saberem que mandam em Portugal, enquanto os portugueses deixarem.

    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Até há 15 minutos a traz . estava na cama quase com 42 de febre.Até que comecei a ler, este magnifico mandamento de um verdadeiro homem Português.
    Apôs tempos de luta e confronto de ideias cheguei a pensar que o povo português estava extinto.Mas hoje ao ler e reler tudo o que nesta pagina foi escrito as lágrimas caíram-me pelo rosto sem vontade de pararem. Afinal ainda existem Portugueses, ainda existe uma centelha para nos salvar.
    Parabéns a todos vocês que pensam e se manifestam dessa forma. Parabéns por existirem .
    Agora sei que não luto sozinho pelo futuro da minha filha e pelos filhos de todos voz. Juntos teremos de novo o nosso tão merecido PORTUGAL.
    Nuno Correia

    ResponderEliminar