quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Militar da GNR Salva Turista Canadiana



Um militar da GNR de Tomar salvou uma mulher, de 44 anos, de se afogar na zona da barragem de Castelo do Bode.

 Nelson Santos estava com o colega a fazer a habitual patrulha, na praia fluvial da Bairradinha, em Ferreira do Zêzere, quando se apercebeu de uma mulher que se afogava, na água da barragem, a cerca de dez metros da margem. 

 Não pensou duas vezes: atirou-se à água fardado. E conseguiu salvá-la. O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira. 

A vítima, residente no Canadá, estava numa zona deserta da praia e nadava em direção à filha, que tinha conseguido chegar a uma ilhota, no meio da água. Mas faltou-lhe a força e começou a sentir-se em dificuldades. 

Nelson Santos e o colega de equipa na GNR, Décio Silva, aperceberam-se disso. "Ela não se estava a aguentar e vi logo que tinha de fazer alguma coisa senão acontecia o pior", relatou ontem Nelson Santos. 

 Tirou apenas as botas e atirou-se à água, nadando com dificuldade, devido ao peso da farda molhada. Enquanto o fazia, o outro militar chamou a atenção de outras pessoas que se encontravam do outro lado da praia. Uma delas acabaria por se atirar também à água e ajudar o militar da GNR a sair com a vítima. 

 A mulher estava ali a passar o dia com a família. Depois de retirada da água, acabou por recuperar e não necessitou sequer de receber cuidados médicos. 

 Nelson Santos admite que a sua intervenção foi importante para evitar um desfecho trágico da situação. Mas o militar garante não se sentir um herói. "Fiz o que qualquer pessoa faria na minha situação", afirma. 

 Ana Ferreira, frequentadora assídua daquela praia fluvial, conta que as pessoas descuram os hábitos de segurança. "Como não há ondas, nem corrente, facilitam. Mas a água da barragem é muito perigosa", adverte. 

 Fonte:CM

Sem comentários :

Enviar um comentário