quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Maquinas de Rastos do Exército Apoiam Combate aos Incêndios




Dois destacamentos de engenharia do Exército estão apoiar o combate ao incêndio que lavra na Serra do Caramulo desde quarta-feira, 28 de agosto, com máquinas de rasto e outro equipamento para proteger as populações. 

O fogo atravessou durante esta madrugada várias zonas habitadas dos concelhos de Tondela e Águeda. Nesta altura o fogo está a ser combatido por mais de 500 bombeiros apoiados por 139 viaturas, quatro aviões bombardeiros e um helicóptero. 

A Autoridade Nacional de Protecção Civil já confirmou que parte da ajuda de Espanha que chegou a Portugal esta manhã vai ser canalizada para este incêndio. 

Na Serra do Caramulo há uma grande dispersão de habitações, aldeias, pequenas aldeias e algumas casas isoladas. Durante a madrugada foi retirada de casa a população de seis aldeias. 

Além da floresta e mato, o fogo já destruiu casas, bens, alfaias agrícolas e campos de cultivo. Alguns populares contactados pelo Jornal do Centro descrevem a serra nesta altura como um cenário de “guerra e “devastação” em que tudo está “pintado de negro”. O Caramulo está a ser fustigado pelo fogo desde o dia 21 de agosto. 

No combate já morreram dois bombeiros. Uma bombeira de Alcabideche, Ana Rita Pereira, de 24 anos, morreu no dia 22. O bombeiro do Estoril Bernardo Figueiredo, de 23 anos, que estava no mesmo grupo de Ana Rita, ficou gravemente ferido no dia em que a colega morreu, tendo falecido cinco dias depois.

Sem comentários :

Enviar um comentário